Câncer de Mama

Dicas de como prevenir o câncer de mama e de cólo de útero

O câncer de mama é a maior causa de morte entre as brasileiras, seguido do câncer de cólo de útero. Estatísticas mostram que são cerca de 50.000 novos casos por ano de câncer de mama. Já o câncer de colo de útero, é responsável por 70.000 mortes durante o mesmo período. Ambas doenças podem ser vencidas com informação. Então, vamos a algumas delas?

Câncer de mama – o que é e como prevenir?

O câncer de mama afeta as mamas, como o próprio nome diz. As mamas são glândulas formadas por lóbulos que se dividem em pequenas estruturas chamadas lóbulos e ductos mamários.

Apesar de não ter uma causa única, podemos citar alguns fatores que contribuem para o aparecimento da doença. São eles: o envelhecimento, menarca precoce (primeira menstruação quando se é muito nova), menopausa tardia, nunca ter engravidado, ter filhos após os 30 anos e histórico familiar.

Além desses fatores, devemos considerar alguns outros que mais têm a ver com o estilo de vida os quais são chamados de “fatores modificáveis” que são excesso de peso e ingestão regular de álcool.

Independente desses fatores, o importante é que toda mulher faça periodicamente o autoexame e a mamografia. Este último porque é o único que consegue diagnosticar tumores menores que 1 cm. Com esse tamanho, se descoberto, há maiores chances de cura e por isso é tão importante a mamografia, pois nesse estágio o tumor ainda não pode ser sentido com o autoexame.

Câncer de mama

Vale lembrar que toda mulher tem direito a um Dia Rosa – o dia da sua mamografia – por ano. Uma iniciativa do governo assegurada pela lei 11.664 que garante o exame a todas as brasileiras. Basta se dirigir a qualquer posto de saúde e realizar sua mamografia anualmente.

Câncer de cólo de útero – o que é e como prevenir?

Assim como o câncer de mama, se descoberto em estágio inicial que são as lesões precursoras, há maiores chances de cura. O câncer de cólo de útero, no início, não apresenta sintomas muito importantes, daí a importância do Papanicolau. Quando a doença atinge o estágio de câncer já instalado, os sintomas são mais evidentes e incômodos como, por exemplo, dor e sangramento durante a relação sexual e corrimentos.

Câncer de cólo de útero

O vírus HPV, transmitido principalmente por relações sexuais sem preservativo, associado a outros fatores como tabagismo e imunidade baixa, é o responsável pelo desenvolvimento da doença.

Especialistas afirmam que o câncer de cólo de útero é bem demorado até que se instale, de fato. Leva em torno de 10 anos para que se configure o câncer de cólo de útero e, por esse motivo, diz-se que é um dos cânceres mais tratáveis, pois se a mulher que estiver em estágio inicial da doença fizer o exame de Papanicolau, com o tratamento contínuo, pode fazer com que o câncer nem seja instalado.

Para se prevenir desse tipo de câncer, o importante é usar sempre camisinha durante as relações sexuais e ir ao ginecologista pelo menos 1 vez por ano.

Aqui no Beleza do Dia tratamos sempre de maquiagem, moda e afins. Mas a gente não pode esquecer que a beleza vem de dentro para fora. Quando nosso corpo está saudável por dentro, essa beleza será refletida em nosso exterior. Sem dúvida alguma, a forma mais eficiente de cuidar da beleza é cuidar do nosso corpo.

Beijos e até a próxima 😉

Este post foi publicado em Saúde em por .

Sobre Sabrine Moura

, carioca, Pós-graduada em Língua Portuguesa. É apaixonada por moda e maquiagem, bons filmes, séries, músicas e viagens. Escreve artigos para blogs de interesse feminino e também curte ficar por dentro dos últimos acontecimentos no mundo da política e do esporte. E, por falar em esporte, Flamenguista de coração, sempre que pode, apoia seu time nos estádios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *